02/08/12

Categoria »

Profissão …MODA !



O mundo da moda é tudo de bom. Mas, para fazer parte dele, tem que ralar.  Aqui, listamos algumas          
            profissões da área pra você sentir se leva jeito pra coisa.


                                                                  Agente/ Booker

O que faz: quando uma menina fecha contrato com uma agência, é ele quem vai prepará-la para ser uma modelo. O booker é responsável pelas aulas de etiqueta, academia, línguas, estilo, passarela e comportamento, além de ter que correr atrás de trabalho para as garotas.

A melhor parte: quanto melhor a modelo se tornar, com esses ensinamentos, mais alto será o cachê do agente, e mais prestígio ele terá em sua carreira.



Tem que ter: um booker trabalha dentro de uma agência de modelos. É necessário ter bomolho para ver o potencial de meninas comuns. Sem contar que precisa conhecer muito o mundo da moda.

Mais: não existe curso para essa profissão. Então, o negócio é bater de porta em porta nas agências, e pedir uma chance. Não dispense trabalhos menores no começo, pois são uma boa forma de começar.

Designer/ Estilista

O que faz: cria as roupas para cada estação. É ele que sabe quais as cores, estampas e modelos de peças que os fashionistas usarão. É o responsável pelo projeto, criação, desenvolvimento de produtos e montagem de uma coleção. A diferença entre os dois profissionais acima é que o designer se preocupa mais com a criação, enquanto o estilista pensa até nas estratégias de venda das peças.

A melhor parte: esse profissional é responsável por criar tendências para cada estação. Como é uma atividade cuja profissionalização é recente, ainda há muito campo a ser explorado. Aproveite!
Tem que ter: proatividade e espírito de pesquisa. O negócio é pensar em alguma tendência e lançá-la, antes que outro faça. É dessa agilidade e criatividade que dependerá o sucesso da sua marca.
Mais: cursos de Desenho Industrial ou comunicação visual são indicados, mas também existem cursos específicos, de curta duração, para atuar na área. Neles, estuda-se história do design e da moda, desenho, modelagem, produção, etc.
O que faz: é quem escreve sobre esse assunto nas publicações especializadas. Podem ser críticas, reportagens ou qualquer tipo de texto que aborde moda. Os editores também dão consultoria aos estilistas sobre tendências, já que estudam muito sobre o tema.Editor de moda
A melhor parte: eles sempre são convidados a assistir (normalmente na primeira fila!) desfiles, no Brasil ou exterior, para escrever suas críticas. É a partir dos comentários desses profissionais que uma coleção é classificada como boa ou ruim.
Tem que ter: muito estudo! Procure entender sobre fotografia, história da arte, design e texto. A disponibilidade de tempo também conta, já que é preciso estar totalmente ligada às semanas de moda e aos lançamentos no mundo todo.
Mais: não existe a obrigação, mas a maioria desses profissionais são jornalistas formados que se especializaram em moda. É um dos cargos técnicos de maior salário.

Fotógrafo
O que faz: existem profissionais da fotografia que se dedicam apenas ao mundo da moda. Ele pode tanto fotografar editoriais de moda para revistas e marcas, quanto registrar imagens de desfiles. Sua principal função é perceber qual é o melhor ângulo para se destacar a roupa e todos os seus detalhes.
A melhor parte: o fotógrafo está em contato com vários profissionais, em diversos locais. É por meio do trabalho dele que as reles mortais que não assistem pessoalmente aos desfiles podem ficar por dentro das tendências.
Tem que ter: percepção. Os detalhes fazem a diferença, então é preciso estar atento. A paciência e o amor pela profissão também contam, porque uma sessão de fotos costuma levar horas – e apenas uma imagem pode ser divulgada.
Mais: é fundamental procurar um curso técnico, que ensine a linguagem estética da fotografia e operação dos mais diferentes tipos de equipamentos fotográficos. Não pense que máquinas portáteis ou celulares fazem esse trabalho, pois a qualidade exigida é sempre alta.
Maquiador/ cabeleireiro
O que faz: é o responsável pelo make e cabelo das modelos. É ele quem escolhe e aplica a maquiagem e arruma os cabelos, de acordo com o tema das fotos ou do desfile. Ele precisa conhecer que conceito o estilista (ou diretor de arte) quer criar para a temporada ou coleção e, a partir daí, deve ir em busca de referências.
A melhor parte: esse profissional pode atuar em desfiles, estúdios, redações de revistas especializadas e locações externas. Por atuar em parceria com outros profissionais da moda, tem a oportunidade de aprender sempre.
Tem que ter: bom faro para pesquisar tendências e referências.
Mais: existem bons cursos na área, e é importante fazer um. Esse profissional pode ter apenas uma dessas funções (cabelo ou maquiagem), mas os mais completos são sempre requisitados. uma agência de profissionais dessa área pode ajudar a encontrar trabalhos.
Facebook
Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não tem vínculo com a opinião do Arte final sobre as matérias em questão.

Facebook

Seguidores